segunda-feira, 6 de junho de 2016

MTC NP2 FAP PROFESSORA TELMA

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO
5-Tomando a propria pesquisa cientifica

7-Veja os textos a seguir:
Texto 2   “A ciência se transformou num trabalho regulado por uma série de passos que devem ser cuidadosamente seguidos para que os resultados apareçam com um grau aceitável de segurança. Esses passos representam o método científico. A ciência moderna exige instrumentos muito precisos de observação (de microscópios eletrônicos a telescópios superpotentes), medida e datação que permitam aos cientistas coletar dados para suas pesquisas cada vez mais complexas. Mas também exige, por parte dos cientistas, uma boa dose de ousadia para ir buscar informações onde quer que se escondam. [...] Na Era dos Extremos, a pesquisa científica torna-se uma atividade cada vez mais especializada e solitária. Solitária porque a maior parte das perguntas que poderiam gerar interesse para o grande público já foi respondida. Alguém ainda duvida, por exemplo, que o homem é parente do macaco? Ou que a gravidade atrai os corpos? Por isso, o cientista de hoje tem que escolher entre dois caminhos: ou se interna num laboratório de pesquisa avançada, como são os que estudam partículas elementares da matéria, abraçando complexos modelos teóricos; ou, então, sai pelo mundo, feito um aventureiro, em busca dos poucos lugares do nosso planeta (e de outros também) que ainda não foram estudados.” (disponível em: <http://super.abril.com.br/ciencia/conhecimento-era-extremos-442671.shtml >. Acesso em: 24 de março de 2012) Considerando os textos apresentados, analise as afirmativas:
 I - A Ciência tem pouco a avançar, se levarmos em conta a sua história e sua evolução.
 II - Os cientistas só podem fazer a ciência avançar se investigarem algo antes nunca investigado.
 III - O trabalho de pesquisa requer conhecimento e domínio técnico: esses são requisitos básicos para que novas perguntas possam ser feitas e para que a Ciência possa se desenvolver.   Está correto apenas o que se afirma em:
  
 Respostas: 
a.  I
b.  I e II.
c.  II e III.
d.  II. 
e.  III
Resposta:
Feedback da resposta: Alternativa: E Comentário: a alternativa “e” é a correta. A I está incorreta, pois a Ciência sempre avança levando em consideração que sempre haverá algo a ser investigado. A II está incorreta pela possibilidade de os cientistas melhorarem a pesquisa daquilo que já foi examinado, mas que apresenta lacunas.

3-“O trabalho de pesquisa tem como base a consulta a publicações que já abordaram, direta ou indiretamente, o tema que está sendo desenvolvido. É dessa forma que o conhecimento humano foi elaborado e compartilhado, com cada pensador, cada pesquisador, partindo do estado do conhecimento em cada momento, ampliando-o e enriquecendo-o. Assim, o ponto de partida de qualquer pesquisa é a busca de artigos em revistas especializadas, livros e teses que também tratam do mesmo assunto e tema.” (BOCCHI, João Ildebrando. “Monografia para economia”. SP: Editora Saraiva, 2004, p. 139)  O ato de pesquisar e de conhecer não é dissociado do ato, e hábito, da leitura. Assim, indique a alternativa incorreta.
 Resposta Selecionada: c.  O bom leitor é aquele que acredita no que lê e raramente confronta o que lê com suas próprias experiências.
 Respostas:
 a.  A leitura é um hábito e quanto mais se lê, mais rápida e seletiva será a leitura.
 b. Quando da seleção do material para leitura, o pesquisador deverá perguntar a si mesmo se o autor consultado é qualificado para escrever sobre determinado assunto.
 c.  O bom leitor é aquele que acredita no que lê e raramente confronta o que lê com suas próprias experiências. d.  A leitura com propósito acadêmico deve privilegiar o sentido das palavras, não lançando mão do uso de dicionários. 
 e.  Um resumo bem elaborado, entendido como complementação da leitura trabalhada, só é permitido a partir de leitura criteriosa.  
 Feedback da resposta: Alternativa: C Comentário: a alternativa “c” está incorreta. O bom leitor é aquele que questiona o que está lendo, abre um diálogo com o escritor, julga verdadeiro ou incoerente aquilo que está lendo. Enfim, apresenta-se como sujeito ativo no ato da leitura e da busca pelo conhecimento.
 

8-Quanto às normas, avalie as assertivas propostas:
 I – A ABNT é órgão encarregado da normatização técnica do país e, nesse sentido, trabalhos acadêmicos devem seguir todas as normas expedidas pelo órgão. 
II – Resumos, resenhas, seminários e apresentações devem seguir normas específicas de execução.
 III – As normas servem como instrumento de memorização.  
 É correto apenas o que se afirma em: 
a) I. 
b)I e II
c)II e III
d)II
e)III
 Feedback da resposta:  a assertiva III está incorreta. As normas expedidas pela ABNT não devem ser memorizadas, mas deve-se ter conhecimento de sua existência e aplicação a cada caso. Ademais, devem ser consultadas quando de suas necessidades.

4-Sobre os trabalhos científicos, considere, inicialmente, as assertivas propostas e responda ao solicitado. 
I – Os trabalhos científicos devem permitir a outro pesquisador reproduzir as experiências e obter resultados descritos, com a mesma precisão e sem ultrapassar a margem de erro indicada pelo autor.
 II – Os trabalhos científicos devem permitir a outro pesquisador repetir observações e julgar as conclusões do autor.
 III – Os trabalhos científicos devem permitir a outro pesquisador verificar a exatidão das análises e das deduções que permitiram ao autor chegar às conclusões. A partir da avaliação, indique a alternativa correta.  d.  Todas as assertivas estão corretas, exceto a I. 

 Feedback da resposta:  a alternativa “d” deve ser indicada pelo motivo de a assertiva I estar incorreta. Os trabalhos científicos podem permitir a outro pesquisador reproduzir as experiências e obter resultados descritos não necessariamente com a mesma precisão do que o anterior. Ademais, é admitido que se ultrapassem os limites impostos pela pesquisa anterior no sentido de evolução e nova demarcação.


 
5-Tomando a própria pesquisa científica como diálogo, é correto afirmar que: 
b. A pesquisa é diálogo e comunicação, alertando-se para que não seja procurada no dia a dia, pois é uma atividade social de cunho eminentemente erudito. 


 Feedback da resposta:  a alternativa “b” é a correta. A pesquisa é diálogo, pois o pesquisar, leitor, conversa com o escritor pela crença, descrença, dúvida ou certeza no que está lendo. Como há a conversa, o diálogo, há também comunicação, mas deve ser realizada de forma dirigida, metodológica e não corriqueira como as conversas do dia a dia.


9-Nao é elemento de resumo de trabalho acadêmico.

Resposta Correta: d.   Juízo de valor, bem como crenças e ideologias que o autor seguiu na construção do texto.  


 
10-os seminários apresentam-se como importante ferramenta no processo ensino-aprendizagem. Permite aos interlocutores, principalmente aos apresentadores, desenvolver capacidade de comunicação, postura, desenvolver raciocínio lógico, bem como melhorar a socialização.
 
C)Socializar interlocutores como recurso do processo ensino-aprendizagem.
1-Letra A
2-LETRA B

Nenhum comentário:

Postar um comentário