AULA DE ECONOMIA :
Prof. Franklin.
No trabalho se refere a Parte VI
1) A inflação é a queda do valor de
mercado ou poder de compra do dinheiro. É aumento persistente do nível geral de
preços de uma economia. É o oposto de deflação
2) Inflação zero,
ou muito baixa, é uma situação que provoca a chamada estabilidade de preços.
3) A deflação só é registrada quando há uma queda
sistemática do nível geral de preços de uma economia. O que não significa,
necessariamente, que a economia esteja próspera. Pois traz sérios problemas,
como o desemprego.
4)ÍNDICE
GERAL DE PREÇOS:
Se o índice geral de preços ao consumidor (média geral de
preços) SOBE, pode-se dizer que houve inflação no período.
Se os preços CAEM, houve deflação. Todavia, não se considera apenas um produto isolado. Ex:a
variação do preço do pão francês não pode ser chamado de inflação ou deflação.
Houve apenas uma redução ou aumento no valor do produto.
DEFLAÇÃO:
5) A DEFLAÇÃO no Brasil está geralmente
relacionada à queda da atividade
econômica, que é refletida na perda de poder aquisitivo da população. Para evitar a falência, a queda de preços é a única alternativa encontrada pelas
empresas para d) obriga a venda de(...)garantirem
a venda de seus estoques.
6) SE A INFLAÇÃO É ALGO RUIM,
DEFLAÇÃO SERIA MELHOR ?
Não. Para se ter uma ideia, foi um longo período de deflação,
com queda nos preços dos produtos
agrícolas, que provocou a quebra da Bolsa de Nova York, em 1929, e a consequente crise econômica que atingiu todo o mundo.
PERÍODO DE
DEFLAÇÃO
7) É difícil imaginar por que a redução de preços de bens e
serviços pode ser ruim para a economia, mas as causas e consequências
da deflação explicam o problema:
a) Os preços acabam caindo sempre e sobram
mercadorias por falta de consumidores.
b) empresas não conseguem vender como
antes, mesmo a preços menores
c) Queda
no faturamento e o lucro também acabam reduzidos.
d) Para não ficar no prejuízo, elas são obrigadas a
diminuir o ritmo da produção e a demitir
funcionários.
e) Com o desemprego alto, ninguém
costuma gastar além da conta.
f) Por isso, a oferta de serviços e os estoques
crescem. Resultado: excesso de bens e preços menores que os de períodos
anteriores.
8) O processo de deflação afeta
todos os setores da economia (bola de neve):
a) Pode ser
iniciado, ou agravado, pela a) baixa
oferta de moeda ( falta dinheiro em
circulação), b) os juros altos, que afetam o crédito , seja pela c) falta de investimentos.
9)PRINCIPAIS
INDICADORES ECONÔMICOS
IGP: Índice Geral de Preços, calculado pela Fundação Getúlio
Vargas.
IGP-M: Índice Geral de
Preços do Mercado, também da FGV..
INPC: Índice Nacional
de Preços ao Consumidor medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística).
IPCA: Índice de Preços
ao Consumidor Amplo, também do IBGE
MERCADO
DE PRODUTOS
• Origem na Oferta e na Demanda
•
As intenções de compra de um
produto -demanda- depende dos preços dos
produtos .
•
Depende ainda da
renda, preferências dos consumidores.
•
As intenções de venda- expressa pela
oferta, dependem do preço e dos fatores de produção e do custo de produção da
concorrência das firmas envolvidas.
ESTRUTURAS
DE MERCADO
• Existem diversas estruturas de mercados(cadeia produtiva de
automóveis ou de produtos agrícolas)
• Diferenciam-se pelos números de compradores e/ou vendedores
(homogêneos ou não)
• Ex. mercado de auto- nº pequeno de vendedores e grande nº de
compradores e, os produtos não são homogêneos(São diferenciados).
• Na cadeia produtiva de produtos agrícolas é possível
observar as estruturas de mercado.
•
Grande nº de vendedores(ruralistas)
envolvidos com produtos homogêneos e daí repassam para os outros agentes
econômicos envolvidos.
•
O produtor rural não impõe seu preço –
age como um tomador de preço. Não tem barganha.
• O fabricante de automóveis impõe seu preço de venda, dentro
de certos limites(concorrência).
•
O comportamento dos agentes se processa
com a estrutura de mercado.
•
É um dos fatores determinantes dos preços
e das quantidades transacionadas.
CLASSIFICAÇÃO
DAS ESTRUTURAS DE MERCADO:
CONCORRÊNCIA
PERFEITA:
Caracterizada pela estrutura em que um produto homogêneo tem
elevado número de compradores e de vendedores.
CONCORRÊNCIA
IMPERFEITA:
Caracteriza-se pela existência de diferenciação do produto
ou o número de compradores ou vendedores
não é grande.
CONCORRENCIA
PERFEITA:
•
As intenções de compra e de venda, isto
é, as funções de demanda e oferta de mercado, determinarão a quantidade
transacionada e seu respectivo preço.
•
O excesso de oferta fará com que os
preços baixem e o excesso de demanda com que os preços elevem.
•
Em mercados de concorrência perfeita,
preços e quantidades tendem a se ajustar, de maneira a eliminar excesso tanto
de oferta quanto de demanda
•
O mercado ficará em equilíbrio. Tenderá
a manter preços e quantidade, equiparando as intenções de compra com as de
venda.
•
Nenhum agente, isoladamente, tem poder
de mercado para comprar ou vender ao preço que bem entender
•
Situação de mercado com muitos vendedores
e compradores, sem que nenhum deles
possa influenciar o nível de preço de equilíbrio, o qual se forma pela
interação da oferta com a demanda no mercado
CONCORRENCIA IMPERFEITA:
• Aqui o agente econômico tem o poder de mercado para ditar a
compra e a venda, ao preço que bem lhe convier pela formação de preços em
mercados imperfeitos:
•
Portanto, quando o comprador ou o
vendedor tem força suficiente para modificar o preço, a concorrência é
imperfeita.
Monopólio
e Oligopólio
CONCORRÊNCIA
MONOPOLISTA: Situação de mercado em que poucas firmas, produzindo produtos
semelhantes, têm condições de manter certo grau de controle sobre os preços.
Governos e
monopólios
Os governos possuem dois papéis distintos quando se refere
aos monopólios.O primeiro, de combate, através de políticas antitruste e
regulação desses mercados para evitar abusos, como os cartéis. O segundo, que
caracteriza os monopólios coercivos, é quando o governo garante os direitos de
propriedade, direitos autorais e patentes, criando monopólios legais.
Monopólio Brasileiro
No Brasil, um
exemplo de monopólio coercivo ocorre na exploração de petróleo que era
exclusivamente feita pela Petrobrás até 1997.
A partir da Emenda Constitucional nº 9, de 1995, o parágrafo
primeiro do artigo 177 da Constituição Federal, flexibilizou esse monopólio,
admitindo que a União pode contratar com empresas estatais ou privadas a
realização das atividades econômicas objeto de monopólio (Pesquisa, lavra,
refino, importação exportação e transporte), observadas as condições
estabelecidas em lei (Lei do Petróleo nº 9.478/97).
CADE
(Conselho Administrativo de Defesa Econômica)
O CADE é um órgão público cujo objetivo é prevenir e
reprimir os casos de abuso de poder econômico, e com isso garantir a livre
concorrência nos mercados. É responsabilidade do CADE, por exemplo, analisar as
implicações de mercado de operações de compra e fusão entre empresas do mesmo
setor, pois podem gerar situações de quase monopólio de mercado o que viria a
prejudicar o consumidor.
Monopólio – Se
caracteriza por ser única vendedora de determinado produto.
Concorrência
imperfeita
•
Monopólio – Se caracteriza por ser
única vendedora de determinado produto.
•
Maximiza o lucro e a receita.
•
Se amolda as intenções de compra dos
consumidores.
•
A demanda ditará o preço de venda ou a
quantidade absorvida pelo mercado.
• OLIGOPÓLIO – Se
caracteriza pela concentração de um número de firmas suficientemente pequeno,
de tal sorte que a ação individual de cada firma exerce influência perceptível
sobra as outras firmas da indústria.
•
Tem como trunfo a interdependência
entre firmas. Podem vender produtos homogêneos ou diferenciados
•
O preço cobrado por cada uma das firmas
será o mesmo.
•
Nenhuma firma se arriscará a elevar seu
preço
Sob pena de perder seu mercado.
- Se reduzir o seu preço, poderá levar
à retaliação e iniciar um guerra nos preços que pode resultar em bancarrota de
todas as firmas da indústria.
• Situação em que existem poucos vendedores vendendo um mesmo
produto. Geralmente, ocorre diferenciação do produto, com a qual cada
participante tenta aumentar sua fatia no mercado.
•
Se os produtos forem diferenciados,
cada uma poderá cobrar preços diferentes.
Modelos
de oligopólio
• Cartéis – Acordo, tácito ou não, formado entre grupos
empresariais para fixar política de preços comuns e determinar a participação
de cada um no mercado. Ou seja, as firmas se unem para obter as vantagens do monopólio. Estabelecem o preço e/ou a
divisão do mercado. Ex. Cartel internacional do Petróleo; Combustíveis em JPA.
•
Conluio(ou coalizão) – Não permitida em
lei.
As Leis previnem
os efeitos econômicos de um cartel – o tipo mais formal de coalizão.
Cartel: é um acordo explícito ou implícito entre
concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção,
divisão de clientes e de mercados de atuação ou, por meio da ação
coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços
dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor.
Na prática o cartel opera como um monopólio,
isto é, como se fosse uma única empresa.
Cartéis são
considerados a mais grave lesão à concorrência e prejudicam consumidores
ao aumentar preços e restringir oferta, tornando os bens e serviços mais
caros ou indisponíveis.
Ministério da Justiça regulamenta procedimentos da SDE
Os processos administrativos que tratam da apuração, prevenção e repressão de
infrações contra a ordem econômica, no âmbito da Secretaria de Direito
Econômico da estão previstos na Lei nº 8.884, de 11 de junho de 1994 .
OLIGOPSÔNIO:
Situação em que
existem poucos compradores no mercado.
ELEMENTOS
DE ESTABILIDADE DOS OLIGOPOLISTAS
• Evitam a guerra de preços por meio do Cartel (que são ilegais).
•
Estabelecem um “acordo formal” sobre o
preço.
•
Reduzem a pressão sobre a concorrência
de preços, evitando a guerra (de preços).
•
Fixam preços, razoavelmente, estáveis e
lucrativos.
Oligopolistas:
• Concorrentes igualmente gigantes- não se agridem por fatias
do mercado com preços baixos.
• Acabam como aliados pelo interesse comum.
Setores
do oligopólio
O oligopólio força uma batalha diplomática ou uma competição
em estratégia. O objetivo é antecipar-se ao movimento do adversário para
combatê-lo de forma mais eficaz. O preço tende a variar no nível mais alto.
Podem ser citados como exemplos de setores oligopolizados no Brasil o
automobilístico e o de fumo.
Truste :Reunião de empresas que perdem seu
poder individual e o submetem ao controle de um conselho de trustes. Surge uma
nova empresa com poder maior de influência sobre o mercado. Geralmente tais
organizações formam monopólios.
Os trustes surgiram em 1882 nos
EUA, e o temor de que adquirissem poder muito grande e impusessem monopólios
muito extensos fez com que logo fossem adotadas leis antitrustes, como a Lei
Sherman, aprovada pelos norte-americanos em 1890.
Holdings
• Forma de organização de empresas que surge depois de os
trustes serem postos na ilegalidade. Consiste no agrupamento de grandes
sociedades anônimas. Sociedade anônima é uma designação dada às empresas que abrem
seu capital e emitem ações que são negociadas em bolsa de valores. Neste caso,
a maioria das ações de cada uma delas é controlada por uma única empresa, a
holding. A ação das holdings no mercado é semelhante a dos trustes..
• Uma holding geralmente é formada para facilitar o controle
das atividades em um setor.
•
Se ela tiver empresas que atuem nos diversos
setores de um mercado como o da produção de eletrodomésticos, por exemplo,
abocanha gordas fatias desse mercado e adquire condições de dominar seu funcionamento
Dumping
• Prática comercial que consiste em vender um produto ou
serviço por um preço irreal para eliminar a concorrência e conquistar a
clientela.
•
Proibida por lei, pode ser aplicada
tanto no mercado interno quanto no externo.
•
No primeiro caso, o dumping
concretiza-se quando um produto ou serviço é vendido abaixo do seu preço de
custo, contrariando em tese um dos princípios fundamentais do capitalismo, que
é a busca do lucro.
• A única forma de obter lucro é cobrar preço acima do custo
de produção. No mercado externo, pratica-se o dumping ao se vender um produto
por preço inferior ao cobrado para os consumidores do país de origem.
•
Os EUA acusam o Japão de praticar
dumping no setor automobilístico.
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