QUESTIONARIO I
2-Analise
o texto:
“
‘Um outro mundo é possível’: bem no sentido do Fórum Social Mundial de Porto
Alegre, centenas de milhares de jovens de ambos os sexos se engajam no mundo
todo em iniciativas e organizações para ajudar pessoas em condições
precárias, formando assim, eles próprios, um movimento mundial. Na Europa
também existe desde a década de 90 um número cada vez maior de jovens ativos,
participando de uma configuração alternativa da globalização. Enquanto
pessoas mais velhas ainda continuam discutindo em talk shows e
debates sobre a ‘juventude apolítica’, os jovens se engajam pelo comércio
mundial justo, pelo desenvolvimento sustentável, pela diversidade cultural,
pela igualdade dos sexos, pela conquista e desenvolvimento dos direitos
humanos, pela biodiversidade e pela defesa da natureza. Fazem
abaixo-assinados, organizam manifestações ou cooperam em projetos
internacionais. É o engajamento em um mundo globalizado.” (STUMPF, Rainer.
In: Deutschland, n. 3, p. 44, jun./jul. 2003)
Qual
dos temas elencados pode ser indicado como incluído no texto citado?
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1-A
Constituição Federal estabelece que todos têm direito ao meio ambiente
ecologicamente equilibrado, bem de uso comum e essencial à sadia qualidade de
vida. Na forma da lei, cabe ao Poder Público assegurar a consecução dessa
garantia constitucional. Assinale a alternativa incorreta quanto ao que deve
fazer o Poder Público para assegurar esse direito.
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3-
Assinale
a alternativa que não corresponde à tutela do meio ambiente cultural:
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6-
No
que pertine aos aspectos do bem ambiental, assinale a alternativa incorreta:
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7-
O
pantanal mato-grossense é protegido através de qual aspecto do meio ambiente?
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8-
Qual
das alternativas não diz respeito à tutela do ordenamento urbano?
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9-
Qual
das alternativas não representa um princípio básico da educação ambiental, de
acordo com a Lei 9.795/99, Política Nacional de Educação Ambiental?
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10-
Suponha
que um terreno coberto de capim-gordura vivam saúvas, gafanhotos, pardais,
preás e ratos-do-campo. Nessa região estão presentes:
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Ver
4-
Começam
a ferver questionamentos nos meios sociais e até mesmo através da imprensa
acerca das eventuais repercussões que poderiam ser decorrentes de um possível
acesso aos documentos arquivados relativos ao período da ditadura militar,
que imperou no cenário nacional nos idos de 1964 a 1985. Embora o Poder
Judiciário já tenha reconhecido como certo o direito à indenização civil às
vítimas de excessos cometidos nesse período histórico, a sociedade vem
exigindo a liberação e publicidade desses arquivos. Essa liberação pode
constituir verdadeira abertura da “Caixa de Pandora”. A expressão “abrir a
caixa de Pandora” remete à mitologia e costuma ser utilizada em sentido
figurado quando se deseja dizer que alguma coisa, que inicialmente aparenta
ser inocente, revela-se, na verdade, como fonte de terríveis calamidades.
Nesse caso, abrir a Caixa de Pandora significa dizer que uma pequena e bem
intencionada ação, como é a divulgação desses arquivos, verdadeira
exteriorização dos mandamentos constitucionais que garantem o direito à
informação, pode vir a liberar uma avalanche de repercussões negativas. Na
mitologia, a referida caixa guardava todos os males da humanidade, mas também
trazia, dentro de si, a esperança. Dependendo da perspectiva que encaremos
essa abertura política, a conotação negativa que dela possa ser decorrente
poderá servir como um verdadeiro bombardeio de informações, fazendo-nos
aceitar ou simplesmente repudiar coisas que deveríamos, primeiramente,
confrontar e evitar em situações futuras.
No
que é pertinente ao direito dos brasileiros em terem acesso a tais documentos
arquivados, relativos ao período da ditadura militar, pode-se dizer que
caracterizaria uma prerrogativa de natureza ambiental?
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5-Considere
o seguinte conceito: unidade natural que compreende o conjunto de interações
estabelecidas entre os seres vivos de uma comunidade entre si com o ambiente
em que vivem. Tal conceito refere-se ao termo:
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TELEAULA I
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Pergunta 1
0 em 0 pontos
A
Floresta Amazônica pode ser classificada como:
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Pergunta 2
0 em 0 pontos
Das
alternativas abaixo, qual não guarda relação com a educação ambiental?
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Pergunta 3
0 em 0 pontos
Em
julho de 1945, no Deserto de Los Alamos, Novo México, Estados Unidos, a
equipe científica liderada pelo físico R. Oppheimer explodia a primeira bomba
H. Após dois meses desse experimento, bombas atômicas foram jogadas sobre a
população de Nagasaki e Hiroshima. É a tecnologia a serviço da maldade
humana. Sobre a afirmação, o que faltou no caso:
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Pergunta 4
0 em 0 pontos
Indivíduos
de diversas espécies, que habitam determinada região, constituem:
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QUESTIONARIO II
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Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
Analise
as seguintes assertivas:
I-
Quanto à responsabilidade ambiental, pode apresentar-se nas esferas cível,
criminal e administrativa.
II-
A natureza jurídica da responsabilidade civil por danos causados ao meio
ambiente é subjetiva.
III-
O bem ambiental admite fruição, mas não a fruição individual, pois a
utilização do bem ambiental tem natureza difusa, devendo garantir a fruição
pela geração presente e pelas gerações futuras.
Assinale
a alternativa correta:
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Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
Analise
as seguintes assertivas:
I-
A Lei que estabeleceu a Política Nacional do Meio Ambiente é anterior à Constituição
Federal e não foi por ela recepcionada.
II-
A Constituição Federal é a única base normativa de defesa do bem ambiental.
III-
A Lei que estabeleceu a Política Nacional do Meio Ambiente regulou totalmente
a matéria ambiental, sendo desnecessária qualquer outra normatização
infraconstitucional.
Assinale
a alternativa correta:
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Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
Assinale
a alternativa correta:
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Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
Assinale
a alternativa incorreta:
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Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
Com
relação à responsabilidade por danos ambientais, não é correto negar:
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Pergunta 6
0,5 em 0,5 pontos
Das
opções a seguir, qual representa a classificação que a Constituição Federal
conferiu ao bem ambiental?
I-
Bens móveis e imóveis.
II-
Bens de uso especial.
III-
Bens de uso comum do povo.
Assinale
a alternativa correspondente:
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Pergunta 7
0,5 em 0,5 pontos
Dos
princípios elencados a seguir, apenas um determina que a falta de certeza
científica sobre a possível ocorrência de um dano não pode servir como
justificativa ou permissão para executar determinada ação. Segundo esse mesmo
princípio, somente é licito atuar quando houver certeza que as consequências
do ato praticado não irão causar danos ao meio ambiente. Que princípio é
esse?
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Pergunta 8
0 em 0,5 pontos
Não
é correto afirmar sobre a proteção constitucional do meio ambiente:
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Pergunta 9
0,5 em 0,5 pontos
Qual
das legislações a seguir representa o marco inicial da proteção ambiental de
natureza difusa, tutelando o meio ambiente de forma geral, como um todo
indivisível e não de forma fragmentada?
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Pergunta 10
0,5 em 0,5 pontos
Segundo
a doutrina, quem polui deve arcar com as despesas que seu ato produzir, e não
como muitos pretendem sustentar que quem paga estaria legitimado a poluir.
Segundo o primeiro entendimento, pretende-se internalizar no preço as
externalidades produzidas, o que se denomina custo ambiental. Tal expressão
se traduz na imposição do sujeito causador do problema ambiental em sustentar
financeiramente a diminuição ou afastamento do dano, impedindo a socialização
dos prejuízos decorrentes dos produtos inimigos ao meio ambiente. Ao obrigar
o poluidor a incorporar nos seus custos o preço da degradação que causa, a
responsabilidade civil proporciona o clima político-jurídico necessário à
operacionalização do princípio da precaução, pois prevenir passa a ser menos custoso
que reparar. Qual o princípio estampado na referida assertiva?
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TELEAULA II
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Pergunta 1
0 em 0 pontos
Assinale
a alternativa correta:
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Pergunta 2
0 em 0 pontos
Assinale
a opção correta:
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Pergunta 3
0 em 0 pontos
Com
base na Constituição Federal, pode-se afirmar que o bem ambiental foi
classificado como:
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Pergunta 4
0 em 0 pontos
Com
relação à responsabilidade por danos ambientais, assinale a opção correta.
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ATENÇÃO:
O § 1° do artigo 150 da Constituição, entretanto, estabelece uma ressalva a esse princípio, estabelecendo que o Princípio da Anterioridade não se aplica ao IPI.
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