domingo, 27 de setembro de 2015

CONTROLE E CONSTITUCIONALIDADE

PARA ENTREGAR JUNTO COM O PRIMEIRO EXERCÍCIO

1. (FCC PGE-BA) As características de ser inicial, autônomo e incondicionado são próprias 

A)da forma de Estado. 
B)da Constituição Federal. 
C)da supremacia da Constituição
D)  dos direitos fundamentais. 
E) do poder constituinte.

2. (FCC TRE PE) O Poder Constituinte derivado decorrente consiste

A)no estabelecimento da primeira Constituição de um novo país.
B) na possibilidade de alterar-se o texto constitucional do país, respeitando-se a regulamentação especial prevista na própria Constituição Federal.
C) na possibilidade dos Estados membros de se auto organizarem através de suas Constituições Estaduais próprias, respeitando as regras limitativas da Constituição Federal
D) no estabelecimento de uma Constituição posterior de um velho país.
E)no fato de não estar sujeito a qualquer forma prefixada para manifestar a sua vontade.

3. (FCC DPE RS) No que se refere ao Poder Constituinte, é INCORRETO afirmar:

A) O Poder Constituinte genuíno estabelece a Constituição de um novo Estado, organizando-o e criando os poderes que o regerão.
B) Existe Poder Constituinte na elaboração de qualquer Constituição, seja ela a primeira Constituição de um país, seja na elaboração de qualquer Constituição posterior.
C) O Poder Constituinte derivado decorre de uma regra jurídica constitucional, é ilimitado, subordinado e condicionado.
D) Quando os Estados-Federados, em razão de sua autonomia político-administrativa e respeitando as regras estabelecidas na Constituição Federal, auto organizam- se por meio de suas constituições estaduais estão exercitando o chamado Poder Constituinte derivado decorrente.
E) Para parte da doutrina, a titularidade do Poder Constituinte pertence ao povo, que, entretanto, não detém a titularidade do exercício do poder.
4. (FCC Metrô SP) O Poder Constituinte, que consiste na possibilidade que os Estados-membros têm, em virtude de sua autonomia político-administrativa, de se auto-organizarem por meio de suas respectivas constituições estaduais, sempre respeitando as regras limitativas estabelecidas pela Constituição Federal, é classificado por

A) ilimitado.
B) derivado reformador.
C) originário.
D) derivado decorrente.
E) inicial.


5. (FCC TRE RS) Em matéria de Poder Constituinte analise: 

I. O poder que a Constituição da República Federativa do Brasil vigente atribui aos estados-membros para se auto organizarem, por meio da elaboração de suas próprias Constituições. 

II. O poder que tem como característica, dentre outras, a de ser ilimitado, autônomo e incondicionado. 

Esses poderes dizem respeito, respectivamente, às espécies de poder constituinte


A) decorrente e originário.
B) derivado e reformador.
c) reformador e revisor.
d) originário e revisor.
E) decorrente e derivado.

Gabarito:

1. E
Comentário: Pergunta muito fácil galera, vimos no post passado que todas essas características são inerentes ao Poder Constituinte Originário.  

2. C
Comentário: Novamente uma pergunta muito simples a qual não podemos perder pontos. O poder derivado é aquele que elabora as Constituições Estaduais respeitando sempre a Constituição Federal. 

3. C 
Comentário: Atenção pessoal, Pegadinha da FCC. Veja que a banca colocou que o poder constituinte derivado é ILIMITADO, quando o correto seria que o poder constituinte derivado é Limitado. Bastante atenção pois isso é normal da Fundação Carlos Chagas. 

4. D
Comentário: Questão muito fácil. Pois já vimos que o Poder que elabora as Constituições Estaduais é o Poder Constituinte Derivado Decorrente. 

5. A
Comentário: Vimos que poder constituinte que elabora as constituições é o poder constituinte derivado decorrente. E o poder que tem como característica ser ilimitado, autônomo e incondicionado é o poder constituinte originário. 

Pois bem pessoal, vejam que as questões não são difíceis mas estão cheias de pegadinha. Na hora da prova sempre leiam com muita atenção a questão. O tema de amanhã será Princípios Fundamentais

Nenhum comentário:

Postar um comentário