domingo, 27 de setembro de 2015

TEORIA GERAL DO PROCESSO NP1 DIA 28/09

01-DADA AS ASSERTIVAS RESPONDA COM V(VERDADEIRO) OU F(FALSO).
a.( V )   A competência, em razão do valor e do território, poderá modificar-se pela conexão ou continência.

b)( V ) A competência funcional dos juízes de primeiro grau é disciplinada pela Lei Federal n. 5.869/73.

c)( F) Declarada a incompetência relativa, os atos praticados serão nulos, remetendo-se o processo ao juiz competente,temos o exemplo uma ação contra o Estado.

d)( F) Cabe à parte que ofereceu exceção de incompetência suscitar conflito de competência.
e)( V  ) O conflito de competência pode ser suscitado por qualquer das partes, pelo MP, ou pelo juiz.
f)( VO princípio da "inevitabilidade da jurisdição" estabelece que a autoridade dos órgãos jurisdicionais, considerados emanação do próprio poder estatal soberano, impõe-se por si mesma, independentemente da vontade das partes ou de eventual pacto para aceitarem os resultados do processo.
g)( F ) O direito brasileiro adora, quanto à causa de pedir, a chamada Teoria da Substanciação, segundo a qual os fatos constituem e fazem nascer a relação jurídica de que decorre o pedido.
h)( V  )  O princípio da inércia, um dos princípios basilares da jurisdição,  admite exceção.\exemplos: 1. Inventário 2. Sucessão Testamentária 3. Ausência
i)( F  )Em caso de conflito de competência positivo dois ou mais juízes se dizem incompetentes para analisar o material da causa.
Obs: isto é um caso de conflito de competência negativo.
02-Fulano "A", residente em Belo Horizonte (MG), pretendendo adquirir imóvel para veraneio, interessou-se por uma casa localizada em Escarpas do Lago, Município de Capitólio (MG) (Comarca de Piumhi), pertencente à Construtora "B", sediada no Município de Divinópolis (MG). Acertado o preço para pagamento parcelado, os contratantes celebraram compromisso de compra e venda, contendo cláusula de eleição de foro, Comarca de Divinópolis (MG). Depois de quitado o preço, o promitente vendedor recusou-se a outorgar o domínio e, por isso, o comprador ajuizou ação de adjudicação compulsória no Juízo da Comarca de Belo Horizonte.
De acordo com a jurisprudência dos Tribunais Superiores, marque a resposta CORRETA.
a) O foro do domicílio do promitente comprador é o absolutamente competente, visto que a controvérsia envolve relação de consumo.
b) Não há relação de consumo e, por isso, prevalece o foro do domicílio do réu.
c) Mesmo havendo cláusula de eleição de foro, o promitente comprador não fica inibido de propor a ação em local diverso e, nesse caso, por se tratar de competência relativa, a modificação somente poderá ocorrer se o réu, por meio de exceção, arguir a incompetência.
d) Trata-se de ação real imobiliária e, consequentemente, o foro competente é o da situação do imóvel, devendo o juiz, de ofício, reconhecer a sua incompetência.
Comentários:
Nas ações fundadas em direito real sobre imóveis é competente o foro da situação da coisa. Entretanto, o autor poderá optar pelo foro do domicílio (caso da questão) ou de eleição, se o litígio não recair sobre direito de propriedade, vizinhança, servidão, posse, divisão e demarcação de terras e nunciação de obra nova (art. 95, CPC).No caso da questão, o litígio recai sobre direito de propriedade, razão pela qual não cabe ao autor optar pelo foro do domicílio ou de eleição, o foro competente é, sem dúvida, o foro da situação do imóvel, qual seja: o foro de Escarpas do Lago, Município de Capitólio (MG) (Comarca de Piumhi).É importante mencionar, também, que predomina nos Tribunais o entendimento de que “A competência territorial, em regra, é relativa, entretanto, quando se tratar de ação fundada em direito real sobre imóvel, é absoluta”. Dessa forma, não poderá haver prorrogação de competência e o juiz poderá alegar a incompetência de ofício.


03-Compete ao Supremo Tribunal Federal, dentre outras atribuições, processar e julgar originariamente, nas infrações penais comuns:
a)e nos crimes de responsabilidade, os membros dos Tribunais Regionais Federais. b) e nos crimes de responsabilidade, os Desembargadores dos Tribunais de Justiça dos Estados.
c) e nos crimes de responsabilidade, os membros dos Tribunais de Contas dos Estados.
d)os membros do Congresso Nacional.
e) os Governadores dos Estados.

04- Estão relacionadas a competência absoluta:
a) competência territorial/ competência em relação ao valor da causa.
b) competência em razão da matéria/ competência funcional/competência territorial.
c) competência em razão da matéria/ competência em razão da pessoa/ competência funcional.
d) competência em relação ao valor da causa/ competência funcional/ competência territorial. e) competência em razão da matéria/ competência funcional/competência em relação ao valor da causa

05-De que maneira é competente  a autoridade judiciária brasileira?
I - o réu, qualquer que seja a sua nacionalidade, estiver domiciliado no Brasil;
II - no Brasil tiver de ser cumprida a obrigação;
III - a ação se originar de fato ocorrido ou de ato praticado no Brasil.

06-Questao subjetiva:
João sofreu acidente de trabalho e pretende acionar o INSS para obter o respectivo auxÌlio-acidente, negado administrativamente. João reside em Cachoeirinha/RS, que não é sede de Vara Federal. Neste caso, que juízos, de 1º e 2º graus, dever„o apreciar essa ação?
Resposta:
Quem será competente em apreciar a ação  é Foro local da Comarca de Cachoeirinha, com recurso ao Tribunal de Justiça do Estado.

07-Certo ou errado?

 As ações em que o ausente for réu correm no foro de seu último domicílio, que é também o competente para a arrecadação, o inventário, a partilha e o cumprimento de disposição testamentárias.
Resposta:
Está correto, agora justifique.

08- A empresa WWW, com sede no Estado de São Paulo, no município de Campinas/SP, propõe ação de procedimento ordinário em face da empresa YYY, com sede em Campina Grande/PB, buscando o ressarcimento de valores devidos em função de pagamento de multa contratual considerada indevida. O contrato foi realizado no município de Campina Grande, local de sua efetivação. Em regra geral de competência territorial, Qual local  essa ação deve ser proposta?
Resposta:


Será na  Vara Cível Estadual de Campina Grande, por ser ação de cobrança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário