terça-feira, 27 de maio de 2014

Slide Aula de Economia

AULA DE ECONOMIA : Prof. Franklin.
No trabalho se refere a Parte VI

  1) A   inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. É aumento persistente do nível geral de preços de uma economia. É o oposto de deflação
  2) Inflação zero, ou muito baixa, é uma situação que provoca a chamada  estabilidade de preços.
3)  A deflação só é registrada quando há uma queda sistemática do nível geral de preços de uma economia. O que não significa, necessariamente, que a economia esteja próspera. Pois traz sérios problemas, como o desemprego.

4)ÍNDICE GERAL DE PREÇOS:
Se o índice geral de preços ao consumidor (média geral de preços) SOBE, pode-se dizer que houve inflação no período.
Se os preços CAEM, houve deflação. Todavia, não se considera apenas um produto isolado. Ex:a variação do preço do pão francês não pode ser chamado de inflação ou deflação. Houve apenas uma redução ou aumento no valor do produto.
DEFLAÇÃO:
5) A DEFLAÇÃO no Brasil está geralmente relacionada à queda da atividade econômica, que é refletida na perda de poder aquisitivo da população. Para evitar a falência, a queda de preços é a única alternativa encontrada pelas empresas para d) obriga a venda de(...)garantirem a venda de seus estoques.
6) SE A INFLAÇÃO É ALGO RUIM, DEFLAÇÃO SERIA MELHOR ?
Não. Para se ter uma ideia, foi um longo período de deflação, com queda nos preços dos produtos agrícolas, que provocou a quebra da Bolsa de Nova York, em 1929, e a consequente crise econômica que atingiu todo o mundo.
PERÍODO DE DEFLAÇÃO
7) É difícil imaginar por que a redução de preços de bens e serviços pode ser ruim para a economia, mas as causas e consequências da deflação explicam o problema:
a) Os preços acabam caindo sempre e sobram mercadorias por falta de consumidores.
b) empresas não conseguem vender como antes, mesmo a preços menores
c)   Queda no faturamento e o lucro também acabam reduzidos.
d) Para não ficar no prejuízo, elas são obrigadas a diminuir o ritmo da produção e a demitir funcionários.
e) Com o desemprego alto, ninguém costuma gastar além da conta.
f) Por isso, a oferta de serviços e os estoques crescem. Resultado: excesso de bens e preços menores que os de períodos anteriores.
8) O processo de deflação afeta todos os setores da economia (bola de neve):
a) Pode ser iniciado, ou agravado, pela a) baixa oferta de moeda ( falta dinheiro em circulação), b) os  juros altos, que afetam  o crédito , seja pela c) falta de investimentos.
9)PRINCIPAIS INDICADORES ECONÔMICOS
IGP: Índice Geral de Preços, calculado pela Fundação Getúlio Vargas.
IGP-M: Índice Geral de Preços do Mercado, também da FGV..
INPC: Índice Nacional de Preços ao Consumidor medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
IPCA: Índice de Preços ao Consumidor Amplo, também do IBGE
MERCADO DE PRODUTOS
    Origem na Oferta e na Demanda
    As intenções de compra de um produto  -demanda- depende dos preços dos produtos .
    Depende ainda da renda, preferências dos consumidores.
    As intenções de venda- expressa pela oferta, dependem do preço e dos fatores de produção e do custo de produção da concorrência das firmas envolvidas.
ESTRUTURAS DE MERCADO
    Existem diversas estruturas de mercados(cadeia produtiva de automóveis ou de produtos agrícolas)
    Diferenciam-se pelos números de compradores e/ou vendedores (homogêneos ou não)
    Ex. mercado de auto- nº pequeno de vendedores e grande nº de compradores e, os produtos não são homogêneos(São diferenciados).

    Na cadeia produtiva de produtos agrícolas é possível observar as estruturas de mercado.
    Grande nº de vendedores(ruralistas) envolvidos com produtos homogêneos e daí repassam para os outros agentes econômicos envolvidos.
    O produtor rural não impõe seu preço – age como um tomador de preço. Não tem barganha.
    O fabricante de automóveis impõe seu preço de venda, dentro de certos limites(concorrência).
    O comportamento dos agentes se processa com a estrutura de mercado.
    É um dos fatores determinantes dos preços e das quantidades transacionadas.


CLASSIFICAÇÃO DAS ESTRUTURAS DE MERCADO:
CONCORRÊNCIA PERFEITA:
Caracterizada pela estrutura em que um produto homogêneo tem elevado número de compradores e de vendedores.
CONCORRÊNCIA IMPERFEITA:
Caracteriza-se pela existência de diferenciação do produto ou o número de compradores ou vendedores  não é grande.
CONCORRENCIA PERFEITA:
    As intenções de compra e de venda, isto é, as funções de demanda e oferta de mercado, determinarão a quantidade transacionada e seu respectivo preço.
    O excesso de oferta fará com que os preços baixem e o excesso de demanda com que os preços elevem.
    Em mercados de concorrência perfeita, preços e quantidades tendem a se ajustar, de maneira a eliminar excesso tanto de oferta quanto de demanda
    O mercado ficará em equilíbrio. Tenderá a manter preços e quantidade, equiparando as intenções de compra com as de venda.
    Nenhum agente, isoladamente, tem poder de mercado para comprar ou vender ao preço que bem entender
    Situação de mercado com muitos vendedores e  compradores, sem que nenhum deles possa influenciar o nível de preço de equilíbrio, o qual se forma pela interação da oferta com a demanda no mercado
CONCORRENCIA IMPERFEITA:
    Aqui o agente econômico tem o poder de mercado para ditar a compra e a venda, ao preço que bem lhe convier pela formação de preços em mercados imperfeitos:
    Portanto, quando o comprador ou o vendedor tem força suficiente para modificar o preço, a concorrência é imperfeita.
Monopólio e Oligopólio
CONCORRÊNCIA MONOPOLISTA: Situação de mercado em que poucas firmas, produzindo produtos semelhantes, têm condições de manter certo grau de controle sobre os preços.
Governos e monopólios
Os governos possuem dois papéis distintos quando se refere aos monopólios.O primeiro, de combate, através de políticas antitruste e regulação desses mercados para evitar abusos, como os cartéis. O segundo, que caracteriza os monopólios coercivos, é quando o governo garante os direitos de propriedade, direitos autorais e patentes, criando monopólios legais.

Monopólio  Brasileiro
No Brasil, um exemplo de monopólio coercivo ocorre na exploração de petróleo que era exclusivamente feita pela Petrobrás até 1997.
A partir da Emenda Constitucional nº 9, de 1995, o parágrafo primeiro do artigo 177 da Constituição Federal, flexibilizou esse monopólio, admitindo que a União pode contratar com empresas estatais ou privadas a realização das atividades econômicas objeto de monopólio (Pesquisa, lavra, refino, importação exportação e transporte), observadas as condições estabelecidas em lei (Lei do Petróleo nº 9.478/97).
CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica)
O CADE é um órgão público cujo objetivo é prevenir e reprimir os casos de abuso de poder econômico, e com isso garantir a livre concorrência nos mercados. É responsabilidade do CADE, por exemplo, analisar as implicações de mercado de operações de compra e fusão entre empresas do mesmo setor, pois podem gerar situações de quase monopólio de mercado o que viria a prejudicar o consumidor.
Monopólio – Se caracteriza por ser única vendedora de determinado produto.
Concorrência imperfeita
    Monopólio – Se caracteriza por ser única vendedora de determinado produto.
    Maximiza o lucro e a receita.
    Se amolda as intenções de compra dos consumidores.
    A demanda ditará o preço de venda ou a quantidade absorvida pelo mercado.
    OLIGOPÓLIO – Se caracteriza pela concentração de um número de firmas suficientemente pequeno, de tal sorte que a ação individual de cada firma exerce influência perceptível sobra as outras firmas da indústria.
    Tem como trunfo a interdependência entre firmas. Podem vender produtos homogêneos ou diferenciados
    O preço cobrado por cada uma das firmas será o mesmo.
    Nenhuma firma se arriscará a elevar seu preço
Sob pena de perder seu mercado.
- Se reduzir o seu preço, poderá levar à retaliação e iniciar um guerra nos preços que pode resultar em bancarrota de todas as firmas da indústria.
    Situação em que existem poucos vendedores vendendo um mesmo produto. Geralmente, ocorre diferenciação do produto, com a qual cada participante tenta aumentar sua fatia no mercado.
    Se os produtos forem diferenciados, cada uma poderá cobrar preços diferentes.


Modelos de oligopólio
    Cartéis –  Acordo, tácito ou não, formado entre grupos empresariais para fixar política de preços comuns e determinar a participação de cada um no mercado. Ou seja, as firmas se unem para obter as vantagens  do monopólio. Estabelecem o preço e/ou a divisão do mercado. Ex. Cartel internacional do Petróleo; Combustíveis em JPA.
    Conluio(ou coalizão) – Não permitida em lei.
As Leis previnem os efeitos econômicos de um cartel – o tipo mais formal de coalizão.
Cartel: é um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação ou, por meio da ação coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor.
Na prática o cartel opera como um monopólio, isto é, como se fosse uma única empresa.
Cartéis são considerados a mais grave lesão à concorrência e prejudicam consumidores ao aumentar preços e restringir oferta, tornando os bens e serviços mais caros ou indisponíveis.
Ministério da Justiça regulamenta procedimentos da SDE
Os processos administrativos que tratam  da apuração, prevenção e repressão de infrações contra a ordem econômica, no âmbito da Secretaria de Direito Econômico da estão previstos na Lei nº 8.884, de 11 de junho de 1994 .
OLIGOPSÔNIO:
Situação em que existem poucos compradores no mercado.
ELEMENTOS DE ESTABILIDADE DOS OLIGOPOLISTAS

    Evitam a guerra de preços por meio do Cartel  (que são ilegais).
    Estabelecem um “acordo formal” sobre o preço.
    Reduzem a pressão sobre a concorrência de preços, evitando a guerra (de preços).
    Fixam preços, razoavelmente, estáveis e lucrativos.

Oligopolistas:
    Concorrentes igualmente gigantes- não se agridem por fatias do mercado com preços baixos.
    Acabam como aliados pelo interesse comum.
Setores do oligopólio
   O oligopólio força uma batalha diplomática ou uma competição em estratégia. O objetivo é antecipar-se ao movimento do adversário para combatê-lo de forma mais eficaz. O preço tende a variar no nível mais alto. Podem ser citados como exemplos de setores oligopolizados no Brasil o automobilístico e o de fumo.
     Truste :Reunião de empresas que perdem seu poder individual e o submetem ao controle de um conselho de trustes. Surge uma nova empresa com poder maior de influência sobre o mercado. Geralmente tais organizações formam monopólios.
            Os trustes surgiram em 1882 nos EUA, e o temor de que adquirissem poder muito grande e impusessem monopólios muito extensos fez com que logo fossem adotadas leis antitrustes, como a Lei Sherman, aprovada pelos norte-americanos em 1890.

Holdings
    Forma de organização de empresas que surge depois de os trustes serem postos na ilegalidade. Consiste no agrupamento de grandes sociedades anônimas. Sociedade anônima é uma designação dada às empresas que abrem seu capital e emitem ações que são negociadas em bolsa de valores. Neste caso, a maioria das ações de cada uma delas é controlada por uma única empresa, a holding. A ação das holdings no mercado é semelhante a dos trustes..
    Uma holding geralmente é formada para facilitar o controle das atividades em um setor.
     Se ela tiver empresas que atuem nos diversos setores de um mercado como o da produção de eletrodomésticos, por exemplo, abocanha gordas fatias desse mercado e adquire condições de dominar seu funcionamento
Dumping
    Prática comercial que consiste em vender um produto ou serviço por um preço irreal para eliminar a concorrência e conquistar a clientela.
    Proibida por lei, pode ser aplicada tanto no mercado interno quanto no externo.
    No primeiro caso, o dumping concretiza-se quando um produto ou serviço é vendido abaixo do seu preço de custo, contrariando em tese um dos princípios fundamentais do capitalismo, que é a busca do lucro.

    A única forma de obter lucro é cobrar preço acima do custo de produção. No mercado externo, pratica-se o dumping ao se vender um produto por preço inferior ao cobrado para os consumidores do país de origem.
    Os EUA acusam o Japão de praticar dumping no setor automobilístico.





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