quinta-feira, 30 de março de 2017

CCE CONTRATOS CIVIL E EMPRESARIAL


Contratos 


1-O que é um leasing de retorno ?
Quando uma empresa dá em arrendamento à pessoa um bem de que é proprietária, mediante o pagamento de prestações determinadas, incumbindo-se de prestar assistência permanente ao arrendatário durante o período de arrendamento .

2-Quais as principais diferenças entre o "leasing" e alienação fiduciária?
A primeira diferença é em relação ao objeto. Na alienação, o objeto é a aquisição do bem. No leasing, a compra do bem se verifica somente ao final, não sendo obrigatório que se fique, de fato, com o bem; é possível que se faça a devolução do bem à arrendante e o que se despendeu fica por conta de aluguel. Portanto no leasing, de início, não há intenção de aquisição do bem.A segunda diferença é que, na alienação fiduciária a propriedade resolve-se automaticamente com o cumprimento da obrigação; já no leasing, o arrendatário deve exercer a opção de aquisição.

3-Devido à grande exposição ao risco de crédito, os bancos precisam utilizar meios para garantir suas operações e salvaguardar seus ativos. Qual o tipo de operação que garante o cumprimento de uma obrigação na compra de um bem a crédito, em que há a transferência desse bem, móvel ou imóvel, do devedor ao credor?

Alienação fiduciária. 


4-Na alienação fiduciária, o .DEVEDOR. tem a .POSSE... de um bem móvel, podendo utilizá-lo às suas expensas e risco, na qualidade de depositário. Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro


5-O que é Alienação Fiduciária ?

O alienante (devedor = fiduciante) que transferiu a propriedade do bem móvel infungível ao credor (fiduciário), somente readquire a propriedade com o pagamento da dívida. 

6-o que patrimônio de afetação?

significa que o bem fiduciário fica afetado ao cumprimento da obrigação, estando afetado o bem fica imune a penhora por parte dos credores.


7-Quais as partes na alienação fiduciária?
- FIDUCIÁRIO = CREDOR = tem o domínio e a posse indireta sobre o bem. 
- FIDUCIANTE = DEVEDOR = tem a posse direta do bem

8-Na alienação fiduciária o que acontece com o inadimplemento ou mora?
o bem estará sujeito a busca e apreensão  dado em garantia e vende-lo a um terceiro.

9-O que acontece se o credor comprovar a mora na alienação fiduciária?
ele poderá ingressar com ação de busca e apreensão requerendo que o bem seja entregue.

10-O que significa cumprimento liminar  na alienação fiduciária e qual o prazo?

Significa que o bem está em apreensão no caso de inadimplemento ou mora.o prazo será de 5 dias o cumprimento liminar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário