HS
HS
HOMEM E SOCIEDADE (D267-DR1P62-0162-20141)
UNIDADE
I
QUESTIONÁRIO
01
QUESTAO
O1
O
ser humano pode ser abordado em várias perspectivas (mítica,
religiosa, científica, filosófica, científica, do senso comum),
porém nosso foco é próprio ao tratamento científico
(antropológico); e isto não quer dizer que este seja superior aos
demais modos de ver homens e mulheres, mas sim que tem preocupações
e encaminhamentos diferentes. Assinale a alternativa concordante a
esta afirmação:
RESPOSTA:
e.
Podem conviver as várias visões do humano,
pois todas são culturais e devem integrar os significados múltiplos
de homem na ideia ampla de humanidade, que é o objetivo ético do
ser humano desde que deixou de ser apenas Homo sapiens.
QUESTAO O2
Considerando o seguinte trecho da matéria de
jornal, assinale a alternativa correta:
“Muito sumariamente, a intolerância pode ser
definida como uma atitude de ódio sistemático e de agressividade
irracional com relação a indivíduos e grupos específicos, à sua
maneira de ser, a seu estilo de vida e às suas crenças e
convicções. Essa atitude genérica se atualiza em manifestações
múltiplas, de caráter religioso, nacional, racial, étnico e
outros. De modo geral, a intolerância religiosa era desconhecida na
Antiguidade clássica, politeísta e portanto hospitaleira aos deuses
de outras nações. A intolerância só se tornou possível com o
advento do cristianismo, que afirmava a existência de um só Deus e
de uma só revelação para a humanidade inteira”. ROUANET, Sergio
Paulo. O Erosdas diferenças. Folha de São Paulo-Mais. São Paulo,
09 de fevereiro de 2003.
RESPOSTA:
a.
A frase acima pode ser associada ao sentimento
original de toda sociedade possuir uma cultura única, daí a idéia
de etnocentrismo
QUESTAO 03
Sobre a transformação do homem, de Homo
sapiens sapiens a ser humano, pode-se dizer, necessariamente, que:
RESPOSTA:
a.
Envolve a realização do ser humano como busca
e como aprendizado da ideia de humano.
QUESTAO 04
Das relações entre homem e sociedade decorre
que:
RESPOSTA: a.
Há um sentido de ser humano que tende a ser
único no mundo, o conceito padronizado pela ciência, enquanto outro
é próprio a cada formação social, sociedade ou país.
QUESTAO 05
A principal característica da cultura é que,
em seu processo de representação e experimentação do mundo,
sempre inclui tudo do ambiente ao redor - os valores e padrões das
coletividades e o universo interno dos indivíduos. Isso significa
que:
RESPOSTA: a.
Toda cultura é universal, atribuindo valores e
sentido a tudo que existe.
QUESTAO 06
Acerca do papel da cultura na construção da
humanidade do Homo sapiens sapiens, podemos afirmar:
RESPOSTA:
b.
A cultura é condição de existência humana e
de relação com a natureza, embora seja, também, responsável por
nossos preconceitos.
QUESTAO 07
A partir da antropologia moderna o ser humano
pode ser definido como:
RESPOSTA: d.
O animal que mais que elabora, ensina e
recorda, amparado na sua racionalidade, e que mais sofre os efeitos
da cultura.
QUESTAO 08
A relação entre os seres humanos e o entorno
imediato é responsável por boa parte de seus padrões
comportamentais e simbólicos, sem determiná-los, absolutamente.
Isso significa que:
RESPOSTA: c.
A evolução dá-se, principalmente, em
resposta a problemas impostos pelas condições ambientais
desfavoráveis à satisfação das necessidades dos seres humanos.
QUESTAO 09
Considerando o trecho da cena imaginária sobre
os primórdios da evolução que leva o hominídeo ao humano,
assinale a alternativa que apresente essa possibilidade de evolução,
uma centelha de humanidade ainda embrionária (algum traço estrito
de humanidade):
“...Aproximando-nos, fecha-se um close no
primeiro rosto. Um homem parece vasculhar o mundo em busca de outras
formas como eles. Busca sem sucesso. A personagem invisível que os
acompanha é a solidão assustada de toda espécie que se sente
caçada.
Essa é a marca essencial de todos aqueles
corpos pendidos e aqueles rostos torturados: o semblante de uma
espécie caçada.
A caça tem um olhar que lhe é típico: a
impossibilidade do repouso, a consciência contínua da ameaça, o
sentimento de que predadores podem surgir por detrás das pedras que
os circundam, a sensação de morte em toda parte. Sua morte.
Segundo o que nos dizem os especialistas no
sangrento passado dos animais, quando uma espécie se encontra sob
forte pressão adaptativa, os poucos sobreviventes que restam estão
no foco de uma grande violência por parte da seleção natural.
Corpos eleitos para o sofrimento.
É como se os olhos injetados de sangue do
"criador cruel" estivessem pousados sobre esses infelizes.
Uma velha grita como que a ver fantasmas. Ela põe as mãos nos
ouvidos para não ouvir as vozes dos membros do bando que já estão
mortos. Em sua memória essas vozes se misturam aos sons à sua
volta. A experiência da memória se confunde com o mundo ao seu
redor e nossa anciã inicia a longa caminhada em direção à
realidade apartada do delírio. Uma criança estende a mão, sem
olhar para onde. Uma menina maior pega sua mão sem olhar para a
criança. Caminham juntas como duas sonâmbulas. A criança pega um
verme que se arrasta pela areia e come. Um velho geme e cai, enquanto
a menina e a criança pisam sobre sua cabeça sem perceber. À medida
que o grupo avança, ele os perde de vista. Ele desiste. (…).
Quando, finalmente a noite começa a cair, todos se jogam ao chão
cansados. Durante a noite, o espaço se enche de sons. Gritos de
longe indicam a presença de animais em movimento. A criança abraça
forte a menina e pega no sono. Sonhando, ela vê imagens de uma
mulher sorrindo que corre em sua direção. A mulher grávida se
mexe. Busca uma posição mais confortável. De repente, se contorce
de novo em dores que dobram seu corpo. Não há nada a fazer, a não
ser esperar que passem as dores. O homem, a mulher, a velha e a
menina, em silêncio, menos a criança que dorme e sonha, se
entreolham. Estão ali, sob o olhar atento do "deus infeliz"
que os contempla.
A vigília marca a duração da longa noite.
Permanecem ali, olhando um para o outro, todos olhando para o alto.
Percebem pequenos pontos que brilham na escuridão do exílio. Essa
cena pede silêncio e respeito. Contemplemos por um instante nossos
patriarcas.PONDÉ, Luiz Felipe. O exílio. Folha de São Paulo.
20/10/2008.
RESPOSTA:
e.
A criança abraça forte a menina e pega no
sono. Sonhando, ela vê imagens de uma mulher sorrindo que corre em
sua direção.
QUESTAO 10
Analise o trecho do artigo “Um gole de
História”, assinalando a alternativa que apresente interação da
arte humana (expressão cultural) e elementos da natureza (tomados
como recursos):
"Os registros mais sérios, no entanto,
apontam os sumérios e os assírios - povos da antiga região da
baixa Mesopotâmia, as margens do Rio Tigre, e ao norte da
Mesopotâmia, alto do Rio Tigre, respectivamente -, como os primeiros
mestres cervejeiros. Para dar a essa história sua dimensão correta,
é necessária uma breve viagem no tempo. Vamos nos levar para o que
era o mundo por volta de dois mil anos a.C. Em 1290 a.C., o faraó
Ramsés II governava o Egito, em 1500 a.C. a escrita cuneiforme
aparece na Ásia Menor e, menos de 100 anos depois, os fenícios
surgem com a primeira escrita semelhante ao alfabeto. Essa época era
parte da era do bronze onde hoje é a Escócia, e aqui na América já
existiam vilas e fazendas em Honduras, e centros cerimoniais no Peru.
O homem já deixara para trás sua vida nômade na maior parte do
globo e já dominava com razoável habilidade o manejo da terra e dos
artefatos de madeira, metal e barro". ROSA, Sílvia Mascella. Um
gole de História: a bebida alcoólica mais antiga da humanidade é
parceira do homem em sua jornada sobre a Terra. ADEGA, 2008.
Disponível em:
<http://revistaadega.uol.com.br/Edicoes/33/artigo96854-1.asp>.
Acesso em: 30.5.2009.
RESPOSTA:
d.
“O homem já deixara para trás sua vida
nômade na maior parte do globo e já dominava com razoável
habilidade o manejo da terra e dos artefatos de madeira, metal e
barro”.
Atividade TeleAula I (2014/1)
QUESTAO 01
Segundo os estudos antropológicos, as
diferenças de comportamento dos seres humanos podem ser explicadas
RESPOSTA:
d.
Pela cultura
QUESTAO 02
Numa perspectiva antropológica, entre outros
aspectos, os talentos e habilidades dos indivíduos só se realizam
plenamente como resultado:
RESPOSTA:
a.
Do processo de socialização
QUESTAO 03
Imagine uma situação hipotética na qual um
bebê recém-nascido no Japão fosse adotado por uma família alemã.
Ao crescer, a tendência observada seria:
RESPOSTA:
b.
Essa criança desenvolveria os hábitos típicos
de um alemão, falando corretamente a língua, tendo hábitos
alimentares locais, se comportaria em todas as situações sociais
como um alemão, demonstrando o mesmo perfil cultural de
comportamento.
QUESTAO 04
O surgimento do humano se deu através de um
processo muito longo no tempo e só foi possível graças ao
desenvolvimento da capacidade de simbolização, a criação de
ferramentas, o uso cada vez mais aprimorado da linguagem, o
estabelecimento de regras de solidariedade e de sociabilidade. A esse
conjunto de características da espécie humana é dado o nome de:
RESPOSTA:
c.
Cultura
UNIDADE II
ATIVIDADE
QUESTAO O1
Considere a afirmação a seguir e assinale a
alternativa que apresente uma versão antropológica correta para os
efeitos da globalização. "[...] De uma cultura para outra,
significados variam imensamente, o que torna necessária a
compreensão do contexto cultural em que os símbolos são criados e
utilizados para que nossa comunicação seja eficaz e consiga atingir
seus objetivos."
RESPOSTA:
e.
Por mais que a modernização capitalista
busque a padronização cultural pelo e para o mercado, fatos como a
diversidade étnica, a variedade de línguas e profundas
desigualdades sociais mostram os limites históricos do processo de
globalização.
QUESTAO 02
A partir do trecho a seguir, que trata de
simbolização e de símbolos fora do contexto original, assinale a
alternativa correta.
Como os símbolos cotidianos dependem de
consenso em torno de sua interpretação, é muito comum que, quando
usados em um contexto diferente do original, sejam interpretados de
forma completamente diferente à convencionada pela cultura que lhes
deu origem.
Isso porque, ao saírem da cultura que os
originou, podem parar em lugares onde não exista a convenção sobre
como eles devem ser interpretados. Em um caso desses, as pessoas
tendem a dar um sentido mais apropriado ao seu próprio contexto. O
que os indivíduos fazem nessa situação é idêntico ao trabalho
feito por um tradutor, ou seja, as pessoas tentam adequar os símbolos
de outras culturas a sua própria linguagem e vida social.
Assim, quando se adotam símbolos de outras
culturas, de outras convenções sociais, a tendência é que as
pessoas adaptem os significados possíveis desse símbolo a sua
própria realidade.
RESPOSTA:
d.
O “consenso em torno de sua interpretação”
trata, essencialmente, do processo de comunicação.
QUESTAO 03
Leia o seguinte trecho do artigo de Armand
Mattelart e assinale a alternativa cuja afirmação siga uma linha de
raciocínio de conotação antropológica.
“A trigésima terceira Conferência Geral da
Unesco, em Paris, adotou, no dia 20 de outubro de 2005, uma convenção
sobre a proteção e a promoção da diversidade cultural com a quase
unanimidade dos 154 países presentes. Dois foram contrários:
Estados Unidos e Israel. Quatro abstenções: Austrália, Honduras,
Libéria e Nicarágua. Em três dias, aproximadamente, o texto foi
aprovado em comissão pelos representantes dos 151 Estados entre os
191 membros da Unesco. O objetivo dessa convenção foi o de dar
força de lei à Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural,
adotada, por unanimidade, após os eventos do 11 de Setembro de 2001.
Qualificando a diversidade como 'patrimônio comum da humanidade',
essa declaração se opunha aos 'doentios fundamentalistas' com a
'perspectiva de um mundo mais aberto, mais criativo e mais
democrático'.
Dois fóruns institucionais contribuíram para
forjar os elementos de uma doutrina sobre a cultura e as políticas
culturais. O primeiro é, evidentemente, a própria Unesco.
Fundamentalmente a partir do fim dos anos 1960, com a entrada na era
pós-colonial, dá-se a era da independência. É nessa época que a
relação de força entre os países do Norte e os do Sul afeta,
numérica e ideologicamente, o conjunto do sistema das Nações
Unidas. Mesmo se o peso da divisão geopolítica Leste/Oeste continua
a influenciar as representações dominantes de ordenamento do mundo,
a ponto de provocar um curto-circuito na relação Norte/Sul, e as
demandas do dito Terceiro Mundo.
É o momento no qual se faz patente a crise de
uma filosofia do desenvolvimento, para a qual a modernização
equivalia à ocidentalização, uma versão requintada dos programas
etnocêntricos de assimilação cultural. É a falência da crença
em um progresso linear e infinito, dos paliativos sucessivos
oferecidos aos povos: a única saída para o dito subdesenvolvimento
é percorrer, uma a uma, as etapas pelas quais atravessaram os
grandes países ditos desenvolvidos. De acordo com essa crença, a
inovação social deve se dirigir do centro para as periferias. Não
há lugar, pois, para as culturas locais, das quais se contesta sua
capacidade de invenção. Estigmatizadas como tradicionais, elas são
consideradas pela engenharia social como um obstáculo no curso da
modernidade, segundo o padrão euro-estadunidense. Ao longo dos anos
1970 aparece em cena, aos poucos, um bloco de nações chamadas a
participar de debates, proposições, medidas e estratégias: direito
a comunicar, diversidade cultural, políticas culturais, políticas
de comunicação e industriais, interdependência e diálogo das
culturas”. In: MATTELART, Armand. Mundialização, cultura e
diversidade. Revista FAMECOS, nº 31, p. 12-19, dez. 2006,
quadrimestral, Porto Alegre.
RESPOSTA: e.
O “evolucionismo social ou darwinismo social”
pode ser observado na ideia de desenvolvimento equivalendo à
ocidentalização, indicando que referência de desenvolvimento é a
sociedade ou as sociedades classificadoras, no caso, difusoras do
“padrão euro-estadunidense”.
QUESTAO 04
Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa
correta no que diz respeito à manutenção das sociedades.
As normas e os valores precisam ser mantidos, e
para isso há uma espécie de 'vigilância'. Existem vários níveis
de 'vigilância' que a sociedade cria para zelar pelo cumprimento dos
valores e das normas. Um é o institucional. Existem instituições
para punir quem não se comporta 'adequadamente', como escolas,
prefeituras, a polícia, as leis e a jurisdição, além do Estado.
(...).
Também existe outro nível de 'vigilância',
que é o do convívio social. Em todos nossos contatos podemos
observar como as pessoas julgam, o tempo todo, a conduta umas das
outras. Frases como: 'mas também, mereceu!', 'fulano é muito
fofoqueiro', 'eu não faria isso', 'você pode me explicar por que
fez isso?' entre tantas outras, são uma forma que os indivíduos
encontraram para demonstrar que é preciso que todos participem de
alguma forma do conjunto de valores, e que as normas devem valer para
todos. Os que não seguem as normas e os valores são repreendidos e
recebem um tipo de punição moral, psicológica.
RESPOSTA:
e.
Há muitos mecanismos de controle e todos
nascem do julgamento com base em valores.
QUESTAO 05
Leia e analise o trecho a seguir e,
considerando seu conteúdo, assinale a alternativa correta.
[...] A cultura é um fenômeno produzido pelo
ser humano, mas que depende da condução da coletividade, ou seja,
ela é construída socialmente, não herdada biologicamente. Isso faz
com que em cada lugar e em cada época histórica exista uma imensa
diversidade de regras, símbolos e formas de conduzir a vida
coletiva. É o que chamamos de diversidade cultural.
RESPOSTA:
e.
Não há vida fora de uma coletividade, o ser
humano não produz individualmente suas condições de existência,
pois é um ser essencialmente social.
QUESTAO 06
A partir das relações entre natureza, cultura
e comportamento humano, assinalar a alternativa que apresente uma
afirmação sobre a humanidade com base em preconceitos.
RESPOSTA:
c.
O conceito de raça, embasado biologicamente,
envolve hierarquia e serve aos desejos de poder e dominação
QUESTAO 07
A antropologia demonstra que a cultura
influencia profundamente na forma como vemos o mundo e como julgamos
costumes diferentes dos nossos ou costumes que fogem ao padrão
imposto pelas normas sociais. Por isso existe a tendência a:
RESPOSTA:
c.
Julgarmos depreciativamente aquilo que foge à
lógica cultural que herdamos, o que dificulta a convivência com os
costumes alheios.
QUESTAO 08
A respeito da relação entre Estado, nação e
cultura é correto afirmar que:
RESPOSTA:
c.
O Estado é uma categoria política por
excelência, embora seja resultado de processos territoriais,
econômicos e culturais historicamente definidos.
QUESTAO 09
“A coerência de um hábito cultural somente
pode ser analisada a partir do sistema a que pertence”. A frase,
extraída de Cultura: um conceito antropológico, de Roque de Barros
Laraia, é uma das principais regras da antropologia e tem a seguinte
consequência teórica e prática:
RESPOSTA:
b.
Ao segui-la como princípio não se pode tomar
as sociedades como primitivas ou evoluídas, pois todas seriam
completas a sua maneira. Considerá-las “primitivas ou evoluídas”
seria adotar um ponto de vista linear, evolucionista.
QUESTAO 10
O modo de ver o mundo, as apreciações de
ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e
mesmo as posturas corporais são produtos de uma:
RESPOSTA:
c.
Herança cultural, até mesmo pré-científica.
Atividade TeleAula II (2014/1) Fazer teste:
Atividade TeleAula II (2014/1)
QUESTAO 01
Qual é o mais importante sistema de regras e
normas que possibilitou o surgimento da cultura?
RESPOSTA:
b.
É o sistema de sinais vocais, que se constitui
a linguagem (entendida aqui como o conjunto de palavras de uma
Língua ou de todas as Línguas)
QUESTAO 02
Supervalorização da própria cultura em
detrimento das demais. Todos os indivíduos são portadores desse
sentimento e a tendência na avaliação cultura é julgar as
culturas segundo os moldes da sua própria. Isto é denominado como:
RESPOSTA:
d. .
etnocentrismo.
QUESTAO 03
Relativismo cultural é :
RESPOSTA:
a.
Uma crítica ao etnocentrismo é o rompimento
com os valores e juízos absolutos, percebendo a cultura particular
de cada povo como um fato relativo aos seus próprios valores,
construídos localmente.
QUESTAO 04
Segundo a Antropologia, o comportamento dos
indivíduos depende de um aprendizado que se realiza desde a
infância, na cultura a que estão inseridos. Esse processo é
denominado:
RESPOSTA:
a.
endoculturação
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