Slide Profº Franklin Furtado Aula 22-04-2014 Turma 03
AULA DE ECONOMIA : Prof.
Franklin.
1) A inflação é a
queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. É aumento persistente
do nível geral de preços de uma economia. É o oposto de deflação 2) Inflação zero,
ou muito baixa, é uma situação que provoca a chamada estabilidade de preços.3) A deflação só é
registrada quando há uma queda sistemática do nível geral de preços de uma
economia. O que não significa, necessariamente, que a economia
esteja próspera. Pois traz sérios problemas, como o desemprego.
Índice geral de preços• Se o
índice geral de preços ao consumidor (média geral de preços) SOBE,
pode-se dizer que houve inflação no período.
• Se os
preços CAEM, houve deflação. Todavia, não se
considera apenas um produto isolado. Ex:a variação do preço do
pão francês não pode ser chamado de inflação ou deflação. Houve apenas uma
redução ou aumento no valor do produto.
Deflação:5) A DEFLAÇÃO
no Brasil está geralmente relacionada à queda da atividade econômica,
que é refletida na perda de poder aquisitivo da população.
Para evitar a falência, a queda de preços é a única alternativa
encontrada pelas empresas para d) obriga a venda de(...)garantirem a
venda de seus estoques.
6) SE A INFLAÇÃO
É ALGO RUIM, DEFLAÇÃO SERIA MELHOR ?• Não.
Para se ter uma ideia, foi um longo período de deflação,
com queda nos preços dos produtos agrícolas, que provocou a
quebra da Bolsa de Nova York, em 1929, e a consequente crise
econômica que atingiu todo o mundo.
Período de deflação• 7) É
difícil imaginar por que a redução de preços de bens e serviços pode ser
ruim para a economia, mas as causas e consequências da deflação
explicam o problema:
a)
Os preços acabam caindo sempre e sobram mercadorias por falta de
consumidores.
b) empresas
não conseguem vender como antes, mesmo a preços menoresc) Queda no faturamento e o lucro também
acabam reduzidos.d)
Para não ficar no prejuízo, elas são obrigadas a diminuir o ritmo da
produção e a demitir funcionários.e)
Com o desemprego alto, ninguém costuma gastar além da conta.
f)
Por isso, a oferta de serviços e os estoques crescem. Resultado:
excesso de bens e preços menores que os de períodos anteriores.8) O
processo de deflação afeta todos os setores da economia
(bola de neve):a)
Pode ser iniciado, ou agravado, pela a) baixa oferta de moeda ( falta
dinheiro em circulação), b) os juros altos, que afetam o crédito ,
seja pela c) falta de investimentos.
9)
Principais Indicadores de Inflação do País:• IGP: Índice
Geral de Preços, calculado pela Fundação Getúlio Vargas.
• IGP-M:
Índice Geral de Preços do Mercado, também da FGV..
• INPC:
Índice Nacional de Preços ao Consumidor medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro
de Geografia e Estatística).
• IPCA:
Índice de Preços ao Consumidor Amplo, também do IBGE,
MERCADOS
DE PRODUTOS• Origem
na Oferta e na Demanda
• As
intenções de compra de um produto
-demanda- depende dos preços dos produtos
• Depende
ainda do renda, preferências dos consumidores.
• As intenções
de venda- expressa pela oferta, dependem do preço e dos fatores de produção e
do custo de produção da concorrência das firmas envolvidas.
• Analisa
a determinação do preço e da quantidade de um produto nos mercados.
• Define
ainda o papel das funções da demanda e oferta nesta determinação.
• O
preço de transação e a quantidade transacionada de um produto dependem do poder
de mercado(compradores e vendedores)
ESTRUTURAS DE MERCADO• Existem
diversas estruturas de mercados(cadeia produtiva de automóveis ou de produtos
agrícolas)
• Diferenciam-se
pelo números de compradores e/ou vendedores (homogêneos ou não)• Ex.
mercado de auto- nº pequeno de vendedores e grande nº de compradores e, os
produtos não são homogêneos(São diferenciados).
• Na
cadeia produtiva de produtos agrícolas é possível observar as estruturas de
mercado.
• Grande
nº de vendedores(ruralistas) envolvidos com produtos homogêneos e daí repassam
para os outros agentes econômicos envolvidos.
• O
produtor rural não impõe seu preço – age como um tomador de preço. Não tem
barganha.
• O
fabricante de automóveis impõe seu preço de venda, dentro de certos
limites(concorrência).
• O
comportamento dos agentes se processa com a estrutura de mercado.
• É um
dos fatores determinantes dos preços e das quantidades transacionadas.
CLASSIFICAÇÃO DA ESTRUTURA
DO MERCADO
CONCORRÊNCIA
PERFEITA:
• Caracterizada
pela estrutura em que um produto homogêneo tem elevado número de compradores e
de vendedores.
CONCORRÊNCIA
IMPERFEITA:
• Caracteriza-se
pela existência de diferenciação do produto ou o número de compradores ou
vendedores não é grande.
CONCORRÊNCIA PERFEITA
• As
intenções de compra e de venda, isto é, as funções de demanda e oferta de
mercado, determinarão a quantidade transacionada e seu respectivo preço.
• O
excesso de oferta fará com que os preços baixem e o excesso de demanda com que
os preços elevem.
• Em
mercados de concorrência perfeita, preços e quantidades tendem a se ajustar, de
maneira a eliminar excesso tanto de oferta quanto de demanda
• O
mercado ficará em equilíbrio. Tenderá a manter preços e quantidade, equiparando
as intenções de compra com as de venda.
• Nenhum
agente, isoladamente, tem poder de mercado para comprar ou vender ao preço que
bem entenderEm mercados de concorrência perfeita, preços e quantidades tendem a
se ajustar, de maneira a eliminar excesso tanto de oferta quanto de demanda
• O
mercado ficará em equilíbrio. Tenderá a manter preços e quantidade, equiparando
as intenções de compra com as de venda.
• Nenhum
agente, isoladamente, tem poder de mercado para comprar ou vender ao preço que
bem entender
• Situação de mercado com muitos vendedores
e compradores, sem que nenhum deles
possa influenciar o nível de preço de equilíbrio, o qual se forma pela
interação da oferta com a demanda no mercado
CONCORRÊNCIA
IMPERFEITA• Aqui
o agente econômico tem o poder de mercado para ditar a compra e a venda, ao
preço que bem lhe convier pela formação de preços em mercados imperfeitos:
Portanto,
quando o comprador ou o vendedor tem força suficiente para modificar o preço, a
concorrência é imperfeita.
Monopólio
e Oligopólio
CONCORRÊNCIA MONOPOLISTA:Situação de mercado em que poucas firmas,
produzindo produtos semelhantes, têm condições de manter certo grau de controle
sobre os preços.
Governos
e Monopólios:Os
governos possuem dois papéis distintos quando se refere aos monopólios.
O primeiro, de combate, através de políticas antitruste e regulação desses mercados
para evitar abusos, como os cartéis.O
segundo, que caracteriza os monopólios coercivos, é quando o governo garante os
direitos de propriedade, direitos autorais e patentes, criando monopólios
legais.
Monopólio
no BrasilNo
Brasil, um exemplo de monopólio coercivo ocorre na exploração de petróleo que
era exclusivamente feita pela Petrobrás até 1997.
• A
partir da Emenda Constitucional nº 9, de 1995, o parágrafo primeiro do artigo
177 da Constituição Federal, flexibilizou esse monopólio, admitindo que a União
pode contratar com empresas estatais ou privadas a realização das atividades
econômicas objeto de monopólio (Pesquisa, lavra, refino, importação exportação
e transporte), observadas as condições estabelecidas em lei (Lei do Petróleo nº
9.478/97).
CADE
(Conselho Administrativo de Defesa Econômica)• O
CADE é um órgão público cujo objetivo é prevenir e reprimir os casos de abuso
de poder econômico, e com isso garantir a livre concorrência nos mercados. É
responsabilidade do CADE, por exemplo, analisar as implicações de mercado de
operações de compra e fusão entre empresas do mesmo setor, pois podem gerar
situações de quase monopólio de mercado o que viria a prejudicar o consumidor.
CONCORRÊNCIA
IMPERFEITA• Monopólio
– Se caracteriza por ser única vendedora de determinado produto.
• Maximiza
o lucro e a receita.
• Se
amolda as intenções de compra dos consumidores.
• A
demanda ditará o preço de venda ou a quantidade absorvida pelo mercado.
• OLIGOPÓLIO
– Se caracteriza pela concentração de um número de firmas suficientemente
pequeno, de tal sorte que a ação individual de cada firma exerce influência
perceptível sobra as outras firmas da indústria.
• Tem como
trunfo a interdependência entre firmas. Podem vender produtos homogêneos ou
diferenciados
CONCORRÊNCIA
IMPERFEITA-
OLIGOPÓLIO –• O
preço cobrado por cada uma das firmas será o mesmo.
• Nenhuma
firma se arriscará a elevar seu preço
• Sob pena de perder seu mercado.
- Se
reduzir o seu preço, poderá levar à retaliação e iniciar um guerra nos preços
que pode resultar em bancarrota de todas as firmas da indústria.OLIGOPÓLIO• Situação
em que existem poucos vendedores vendendo um mesmo produto. Geralmente, ocorre
diferenciação do produto, com a qual cada participante tenta aumentar sua fatia
no mercado.
• Se
os produtos forem diferenciados, cada uma poderá cobrar preços diferentes.
MODELO
S DE OLIGOPÓLIO
• Cartéis
– Acordo, tácito ou não, formado entre
grupos empresariais para fixar política de preços comuns e determinar a
participação de cada um no mercado. Ou seja, as firmas se unem para obter as
vantagens do monopólio. Estabelecem o
preço e/ou a divisão do mercado.Ex. Cartel internacional do Petróleo;
Combustíveis em JPA.
• Conluio(ou
coalizão) – Não permitida em lei.
• As
Leis previnem os efeitos econômicos de um cartel – o tipo mais formal de
coalizão.
CARTELÉ um
acordo
explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de
preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação ou, por
meio da ação coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência e
aumentar os preços dos
produtos, obtendo maiores lucros,
em prejuízo do bem-estar do consumidor.
Na
prática o cartel opera como um monopólio, isto é, como
se fosse uma única empresa.Cartéis
são considerados a mais grave lesão à concorrência
e prejudicam consumidores ao aumentar preços e restringir oferta, tornando os bens e
serviços mais caros ou indisponíveis.
NOTÍCIAS
PUBLICADAS SOBRE CARTELSuposto
cartel em GLP
SDE,
PF e MP deflagram operação Chama Azul
A Secretaria de Direito Econômico, a Polícia Federal e o Ministério
Público da Paraíba deflagraram operação nos Estados da Paraíba, Pernambuco,
Ceará, Bahia e São Paulo para coibir suposto cartel na revenda e distribuição
de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o gás de cozinha. Entre as
investigadas estão a Liquigás, SHV, Nacional Gás Butano, Ultragaz e
Copagaz. Ministério
da Justiça regulamenta procedimentos da SDE• Os
processos administrativos que tratam da
apuração, prevenção e repressão de infrações contra a ordem econômica, no
âmbito da Secretaria de Direito Econômico da estão previstos na Lei nº 8.884,
de 11 de junho de 1994 .
OLIGOPSÔNIO• Situação
em que existem poucos compradores no mercado.
ELEMENTOS
DE ESTABILIDADE DOS OLIGOPOLISTAS• Evitam
a guerra de preços por meio do Cartel
(que são ilegais).
• Estabelecem
um “acordo formal” sobre o preço.
• Reduzem
a pressão sobre a concorrência de preços, evitando a guerra (de preços).
• Fixam
preços, razoavelmente, estáveis e lucrativos.
OLIGOPOLISTAS• Concorrentes
igualmente gigantes- não se agridem por fatias do mercado com preços baixos.
• Acabam
como aliados pelo interesse comum.Setores
do oligopólio• O
oligopólio força uma batalha diplomática ou uma competição em estratégia. O
objetivo é antecipar-se ao movimento do adversário para combatê-lo de forma
mais eficaz. O preço tende a variar no nível mais alto. Podem ser citados como
exemplos de setores oligopolizados no Brasil o automobilístico e o de fumo.Truste•
Reunião de empresas que perdem seu poder
individual e o submetem ao controle de um conselho de trustes. Surge uma nova
empresa com poder maior de influência sobre o mercado. Geralmente tais
organizações formam monopólios.
• Os trustes surgiram em 1882 nos EUA, e o
temor de que adquirissem poder muito grande e impusessem monopólios muito
extensos fez com que logo fossem adotadas leis antitrustes, como a Lei Sherman,
aprovada pelos norte-americanos em 1890.
HoldingForma
de organização de empresas que surge depois de os trustes serem postos na
ilegalidade. Consiste no agrupamento de grandes sociedades anônimas. Sociedade
anônima é uma designação dada às empresas que abrem seu capital e emitem ações
que são negociadas em bolsa de valores. Neste caso, a maioria das ações de cada
uma delas é controlada por uma única empresa, a holding. A ação das holdings no
mercado é semelhante a dos trustes.• Uma holding geralmente é formada para
facilitar o controle das atividades em um setor.
•
Se ela tiver empresas que atuem nos diversos
setores de um mercado como o da produção de eletrodomésticos, por exemplo,
abocanha gordas fatias desse mercado e adquire condições de dominar seu
funcionamento
Dumping• Prática comercial que consiste em vender
um produto ou serviço por um preço irreal para eliminar a concorrência e conquistar
a clientela.
•
Proibida por lei, pode ser aplicada
tanto no mercado interno quanto no externo.
• No primeiro caso, o dumping
concretiza-se quando um produto ou serviço é vendido abaixo do seu preço de
custo, contrariando em tese um dos princípios fundamentais do capitalismo, que
é a busca do lucro.
•
A única forma de obter lucro é cobrar
preço acima do custo de produção. No mercado externo, pratica-se o dumping ao
se vender um produto por preço inferior ao cobrado para os consumidores do país
de origem.
• Os EUA acusam o Japão de praticar
dumping no setor automobilístico.
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