sexta-feira, 2 de junho de 2017

D. SUSTENTÁVEL UNIDADE 1

A falência é acolhida  pela Lei 11.101 de 09 de fevereiro de 2005 - Lei de Recuperação de Empresa e Falência.(LRE)

Questionário Unidade I 
Pergunta 1 — "Se cada uma das seis bilhões de pessoas da Terra tivesse computador, celular e carro, consumisse a mesma quantidade de água, de cereais e de energia que os americanos, seria preciso quatro p lanetas para dar conta do recado." ("Isto É", n. 1719, 11 set. 2002. p. 75.). Com base no texto e nos conhecimentos sobre a apropriação de bens de consumo e recursos no mundo atual, é correto afirmar: 

D. O padrão de consumo norte-americano evidencia uma relação socioambiental predatória e insustentável. Respostas: Comentário: O consumo consciente é primordial para o desenvolvimento sustentável. O desperdício, característica do consumo inconsequente, faz com que se aumente a produção, aumentando a utilização dos recursos naturais, num ciclo vicioso que vai culminar numa degradação ambiental. Com base no texto mencionado na questão, temos que o padrão norte-americano, norteado pelo exagero, não é sustentável.


Pergunta 2 — O desmatamento indiscriminado pode trazer diversas consequências para a sociedade, exceto: 

E. Amenização do efeito estufa. Comentário:O desmatamento é um dos piores danos que se comete contra o meio ambiente. Feito indiscriminadamente, ele acarreta todo tipo de problemas como os listados nas alternativas “a” e “d”. Além disso, ele aumenta o efeito estufa, estando correta a alternativa “e”. 


Pergunta 3 — A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada em 1992 no Rio de Janeiro, propôs as seguintes medidas, exceto: 

C. um enérgico controle de natalidade para os países subdesenvolvidos, a fim de eliminar a pobreza no próximo século.

Comentário: A alternativa correta é a C, pois o controle de natalidade foi muito discutido em 1972 em Estocolmo, mas não em 1992 no Rio de Janeiro. 

Pergunta 4 — A partir das discussões teóricas e críticas geradas em torno do conceito de desenvolvimento sustentável é possível dizer qu e: 


B. trata-se de um conceito multidimensional que aponta uma alternativa aos modelos tradicionais de desenvolvimento. 

Comentário: O conceito de desenvolvimento sustentável é multidimensional, pois envolve questões de economia, sociologia, ecologia, direito, entre outros. Ele aponta uma alternativa ao conceito tradicional de desenvolvimento econômico, pois insere um novo componente nessa relação, que é o meio ambiente. Assim, além da melhoria da qualidade de vida (que é característica do desenvolvimento econômico), deve-se levar em conta a proteção ambiental 


Pergunta 5 — A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico. De acordo com este conceito, considera-se que: 


D. deve-se buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis.


Comentário: O desenvolvimento econômico é meta a ser atingida por todos os países, como forma de crescer e melhorar as condições de vida de seus cidadãos. Desta forma, existe um direito natural ao desenvolvimento. O problema é que esse desenvolvimento se faz com o uso dos recursos naturais, ambientais. O que o desenvolvimento sustentável propõe é exatamente conciliar esse direito ao desenvolvimento (com o uso dos recursos naturais) com a proteção desses recursos, para evitar o seu esgotamento, garantindo, assim, que as futuras gerações também possam deles se utilizar. 


Pergunta 6 — A inevitável devastação ambiental decorrente do processo de desenvolvimento industrial é um "quadro" que começa a se modificar a partir da defesa pública de um novo conceito: o desenvolvimento sustentável. O uso dessa expressão tem a finalidade de: 


D. propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente. Comentário: Desenvolvimento sustentável é um termo que surgiu pela primeira vez no Relatório Brundtland, em 1987. Esse relatório, realizado a pedido da ONU, buscava, com base no que foi discutido na Conferência de Estocolmo de 1972, apontar caminhos para que se pudesse conciliar o desenvolvimento econômico do planeta com a proteção do meio ambiente.


Pergunta 7 — Numa demonstração bastante evidente de que os problemas ambientais despertam enorme preocupação em todo o mundo, vários são os encontros realizados para tratar do tema, tais como a ECO-92, no Rio de Janeiro e a Rio+10, em Johanesbu rgo (África do Sul). Analise as seguintes afirmativas sobre as questões ambientais: I – A chamada “crise ambiental” atinge exclusivamente os países ricos, pois é uma consequência direta da produção industrial, praticamente inexistente nos países pobres; II – As últimas décadas do século passado conheceram uma série de propostas dos países ricos de superação dos problemas ambientais a partir de uma modificação da matriz energética, propostas estas que contaram com o apoio unânime do G-7; III – O aquecimento global, resultante do chamado “efeito estufa”, é um dos mais preocupantes problemas ambientais da atualidade, afinal ele deverá atingir todo o planeta. 


C. se apenas a afirmativa III for correta.


Comentário: A afirmativa I está incorreta, pois os problemas ambientais, mesmo que causados pelos países ricos, atingem todo o mundo. A afirmativa II também está incorreta, pois as propostas de redução de gases poluentes não tiveram adesão dos Estados Unidos, por exemplo, de sorte que não tiveram apoio unânime dos países do G7. Apenas a afirmativa III está correta.


Pergunta 8 — O conceito de desenvolvimento sustentável parte do princípio de que: 


B. o atendimento às necessidades básicas das populações, no presente, não deve comprometer os padrões de vida das gerações futuras. Comentário: A ideia central do desenvolvimento sustentável é buscar a conciliação entre o desenvolvimento econômico e a proteção do meio ambiente, de forma que as futuras gerações também possam dele usufruir. Assim, tanto as presentes gerações podem utilizar os recursos ambientais para atender às suas necessidades como também as futuras gerações poderão ter a mesma oportunidade.



Pergunta 9 — Preservar a biodiversidade constitui uma das condições básicas para manter os ambientes sadios no nosso planeta. Essa afirmação refere-se a u ma preocupação: A. mundial, porque as espécies levaram milhões de anos para se desenvolver e muitas delas podem desaparecer do mundo em poucas décadas, se a poluição e o desmatamento indiscriminado tiverem continuidade. Comentário: 


A. preocupação com a questão ambiental não pode nem deve ser regionalizada ou setorizada. Um dano ambiental, como o desaparecimento de uma floresta, a extinção de uma espécie animal ou a poluição do ar atmosférico, afeta todo o mundo. Basta ver o problema do efeito estufa e do buraco na camada de ozônio. Desta forma, a preocupação com o meio ambiente deve ser mundial.


Pergunta 10 — Sobre o desenvolvimento sustentável, discutido atualmente em todo o mundo pelos movimentos sociais e movimentos ambientalistas, pode -se afirmar: I. É fruto da Terceira Revolução Industrial e tem como princípio básico o uso racional dos recursos naturais e das fontes de energias renováveis, na produção de equipamentos resultantes do desenvolvimento tecnológico. II. Estabeleceu-se a partir da implantação da nova Divisão Internacional do Trabalho (DIT), na qual os países ricos responsabilizam-se por um tipo de produção industrial, com baixa emissão de gases tóxicos, dando margem aos países pobres a ampliarem a sua produção e consequente emissão de gases. III. Resulta dos debates acerca dos problemas ambientais e configura-se como uma forma de progresso econômico que compromete o meio ambiente e tem como princípio o uso racional dos recursos naturais disponíveis e indisponíveis. Está (ão) corre ta(s) apenas: 

D. I 

Comentário: A proposição II está incorreta, porque o desenvolvimento sustentável estabeleceu-se a partir do relatório Brundtland, de 1987, consolidando-se na Conferência do Rio – ECO/92, sendo que a questão da emissão de gases somente foi discutida no Protocolo de Kyoto, em 1997. A proposição III também está incorreta, pois o desenvolvimento sustentável “configura-se como uma forma de progresso econômico que não compromete o meio ambiente (...)”. Apenas a proposição I está correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário