quarta-feira, 24 de setembro de 2014

CS ATIVIDADE DE TELEAULA UNIDADE I

CS ATIVIDADE DE TELEAULA UNIDADE I

Pergunta 1
1.        Com o objetivo de entender o Capitalismo, Karl Marx, proporcionou à sociologia, uma grande contribuição com novos conceitos, que seriam de extrema importância para os estudos científicos da sociedade. Sendo assim, um deles é chamado de alienação, que é:
a.
A condição que o ser humano alcança quando vive em razão do dinheiro, condição análoga a de um viciado.


b.
A visão utópica da vida em sociedade


c.
A implantação do comunismo, como solução para uma sociedade justa e igualitária


d.
Um distúrbio mental ocasionado pelos altos índices  de produtos nocivos à saúde das pessoas que trabalhavam nas indústrias sustentadas pelo capitalismo.


e.
A separação do homem de seus meios de produção, dos frutos de seu trabalho, e também da vida política, em razão da imposição do mundo capitalista.

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Pergunta 2
1.        Assinale abaixo qual das alternativas corresponde à idéia de Émile Durkheim sobre a divisão de trabalho:
a.
Uma das conseqüências da divisão de trabalho é a alienação do trabalhador;


b.
A divisão do trabalho não leva ao bom  funcionamento da sociedade pois não temos uma sociedade organizada em torno de valores morais.


c.
A divisão do trabalho, gera exclusivamente o aumento de produtividade;





d.
A divisão do trabalho, não leva aos conflitos sociais e torna possível a união e a solidariedade;
e.
Concordava com os socialistas que davam importância para o aspecto econômico da divisão do trabalho.       

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Pergunta 3
1.        Max Weber, em sua obra “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, relaciona o papel do protestantismo com a  formação do comportamento típico do capitalismo ocidental moderno, entre suas conclusões é incorreto afirmar:
a.
Há proeminência de adeptos da Reforma Protestante entre os grandes homens de negócios e empresários bem sucedidos.


b.
A motivação protestante para o trabalho, é  que este é considerado um dever e vocação, como um fim absoluto em si mesmo,


c.
Buscando  sair-se bem na profissão, mostrando sua virtude e vocação, o protestante se adequa mais facilmente ao mercado de trabalho.


d.
Weber constata que não há relação entre religião e afirmação do capitalismo, pois religião e desenvolvimento econômico são temas que não se relacionam.

e.
Weber constata que a motivação para o trabalho está ligada à um sentido estabelecido pela religião, por isso é possível estabelecer relação entre desenvolvimento do capitalismo e reforma protestante.

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Pergunta 4
1.        A Revolução Industrial significou um conjunto de transformações em diferentes aspectos da atividade econômica (indústria, agricultura, transportes, bancos, meios de comunicação, etc), que levou a afirmação do capitalismo como modo de produção dominante. Quais são as classes sociais básicas do capitalismo?
a.
Nobreza e camponeses


b.
Senhores feudais e servos


c.
Patrícios e plebeus


d.
Burguesia e proletariado


e.
Classes médias



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